Encontro Distrital de Clubes da Floresta de Braga - Dia 4 de junho 2012


O XII Encontro Distrital de Clubes da Floresta ocorreu no dia 4 de junho de 2012 no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, na Póvoa de Lanhoso. O evento reuniu cerca de duas dezenas de Clubes de Braga do pré-escolar ao ensino secundário.

Os alunos prepararam a atividade visitando sites na internet sobre o município da Póvoa de Lanhoso e consultando brochuras e panfletos sobre o local, em particular o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. No dia da atividade, os alunos receberam, no início da viagem, um autocolante alusivo ao majestoso Carvalho milenar de Calvos e um folheto com a descrição do percurso pedestre que iriam realizar (Trilho Maria da Fonte).

Os alunos revelaram uma participação muito positiva, demostrando interesse, empenho e espírito ecológico nos diferentes momentos do Encontro Distrital: percurso pedestre, demonstrações de meios e atuações de palco. Dado que todos os alunos participaram pela primeira vez neste evento, à exceção de dois, foi unânime a opinião de que esta atividade foi muito importante para a aquisição de conhecimentos e para uma maior sensibilização dos alunos para a preservação do ambiente. O Encontro decorreu num ambiente de alegria e convívio, sendo de destacar o excelente comportamento, o empenho demonstrado na prova/questionário no final do percurso pedestre e o entusiasmo durante a atuação dos clubes, com momentos fantásticos de teatro e dança.




Os alunos do clube Floresta d’Agua ajudaram a transportar os bombos e caixas com que as crianças do Clube Floresta Mágica, de forma soberba, abriram este Encontro Distrital, em conjunto com outro clube.

Foi maravilhoso ver a Martinha a caminhar à frente, ajudar a transportar os bombos, a dançar  e conviver com muita alegria com os colegas do clube.



O Encontro terminou com a entrega de prémios aos vencedores das provas e presentes simbólicos para todos os clubes: um carvalho alvarinho (Quercus robur) envasado, sacos ecopontos, folhetos e brochuras oferecidas pela Braval e pelo município da Póvoa de Lanhoso. A terminar, foram dirigidas aos participantes breves palavras de agradecimento e de sensibilização por entidades locais e pelo Coordenador Nacional do Prosepe.  

O balanço desta participação é muito positivo e ultrapassou as expetativas dos alunos. Os docentes que acompanharam os alunos nesta jornada pedagógica consideraram que a atividade foi um sucesso.

A coordenadora do clube manifestou o seu agradecimento aos docentes que participaram neste Encontro, professores Ricardo Poças e Isabel Andrade, pela disponibilidade e colaboração nesta atividade e nas atividades do Clube ao longo do ano letivo.

A coordenadora agradeceu, ainda, ao Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 do Cávado pelo apoio prestado na concretização desta atividade e à Direção do Agrupamento.





Parabéns a todos os alunos pela meritória participação!

Sem comentários: